sexta-feira, 30 de julho de 2010

ATUALIZAÇÃO DE CADASTRO DO BOLSA FAMÍLIA VAI ATÉ 31 DE OUTUBRO

Os beneficiários do programa Bolsa Família têm até o dia 31 de outubro de 2010 para atualizar o cadastro. As famílias que não respeitarem o prazo, podem confirmar os dados em novembro e dezembro, porém com o benefício bloqueado.
“A partir de janeiro de 2011, ele será cancelado para todos os que não foram localizados ou não compareceram (às Prefeituras)”, afirmou a Secretária Nacional de Renda de Cidadania do Ministério de Desenvolvimento Social (MDS), Lúcia Modesto.
Segundo Lucia Modesto, na parte superior do comprovante de recebimento do benefício consta um aviso da necessidade de atualização. Em entrevista à Rádio Nacional, a Secretária explicou que as informações, revisadas a cada dois anos, permitem o acompanhamento da situação da família. Os beneficiários devem informar dados como mudança de endereço, renda mensal ou quantidade de membros da família.
Lúcia Modesto destaca que o atendimento aos beneficiários é organizado de forma diferenciada por cada Município, portanto, eles devem procurar as Prefeituras. “No Distrito Federal, por exemplo, isso está sendo feito em alguns postos da Sedest (Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda do Distrito Federal)”, acrescenta a Secretária.
Entre janeiro e maio deste ano, 215.585 cadastros foram atualizados, o número que representa 18% do total de famílias que precisam fazer a revisão dos dados. Ainda faltam 936.450 mil. Para garantir o benefício, as famílias também precisam manter os filhos na escola e a agenda de saúde em dia. O programa de transferência de renda repassa R$ 1,2 bilhão para 12,7 milhões de famílias.
As informações são da Agência Brasil

SENADORES GARIBALDI ALVES E JOSÉ AGRIPINO, QUE JÁ OCUPAM UMA CADEIRA NO SENADO, TÊM MAIORIA DAS INTENÇÕES DE VOTO

Senador Garibaldi Filho - um sorriso só com o resultado da pesquisa da Vox Populi (Foto: Divulgação)
Os Senadores Garibaldi Alves Filho (PMDB) e José Agripino (DEM) lideram, no Rio Grande do Norte, a corrida pelas duas vagas no Senado em disputa neste ano. Conforme Pesquisa Vox Populi/Band/iG divulgada nesta quinta-feira (29/07/2010) mostra que os Senadores caminham para a reeleição, em outubro, com 59% e 57% das intenções de voto, respectivamente – bem à frente da Ex-Governadora Wilma de Faria (39%), que se licenciou do cargo para tentar o Senado.
“A pesquisa foi muito positiva. Eu acredito que agora temos de trabalhar muito para manter esses números”, ponderou Garibaldi.
O petista Hugo Manso aparece em quarto lugar na pesquisa, com 7%, à frente de Joanilson (PSDC), que soma 3%. Dário (PSTU) e Clóvis Costa (PTC) têm 1% cada – os demais candidatos não atingiram 1%.
A margem de erro da pesquisa é de 3,7 pontos percentuais. O levantamento foi feito entre os dias 17 e 20 de julho e foi registrado sob o número 18.492/10 no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do RN e sob o número 19.926/10 no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Na pesquisa, 12% dos eleitores não sabem ou disseram não ter decidido em quem votar para Senador. Outros 8% prometem votar em branco ou anular o voto.
Garibaldi, Ex-Presidente do Senado, é citado como primeira opção de voto por 35% dos entrevistados. José Agripino é a primeira opção para 28% dos eleitores. Os dois senadores são também os candidatos mais citados como opção de segundo voto: 17% e 15%, respectivamente.
Na pesquisa espontânea, quando a lista dos candidatos não é apresentada, Garibaldi também lidera com 41% das citações, seguido por José Agripino (38%) e Wilma (24%).
Fonte: www.ultimosegundo.ig.com.br

NOSSA HOMENAGEM AOS NOVOS MÉDICOS JOÃO PHILIPE E JULIANA PEREIRA

Aos Doutores João Philipe e Juliana Barbosa Pereira!

Dr. João Fhilipe Melo - filho de João Maria Bilu e Magali

Dra. Juliana Barbosa Pereira - filha de Adilson Bilu e Angelique

Há pouco mais de seis anos, quando vocês viveram a felicidade de passar em um dos mais difíceis vestibulares e entravam na tão sonhada faculdade de medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UNIRIO), respectivamente. Vocês entraram na faculdade, exaltados, orgulhosos, cheios de si. A partir daquele dia, pessoas semelhantes ou diferentes uniam seus caminhos para trilharem em busca de um sonho comum: serem médicos, esse era o desejo de vocês!
Vocês sabiam que o caminho a percorrer seria longo e que exigiria sacrifícios, porém trazia a esperança no peito e a certeza de que os seus sonhos seriam o bastante para suportar todas as dificuldades. Mas havia algo que vocês não sabiam: eram absolutamente ingênuos. Ingênuos, porque nenhum de vocês tinha a real noção da transformação que estava por vir.
E assim vocês iniciaram o curso. Com o estudo das matérias básicas, enfrentando as primeiras dificuldades. Na tentativa de compreender a complexidade biológica e molecular do ser humano e dos patógenos e eram forçados a exercitar suas capacidades de abstração. Vocês tiveram que aceitar aquilo que os seus olhos não conseguiam ver. E quantas e quantas foram às noites de sono trocadas pelas noites de estudo, e quantas e quantas foram os momentos de renúncia à convivência com a família e os amigos. Mas hoje, porém, quando recordam todas essas dificuldades, desfrutam o gosto da vitória. Tudo fazia parte do processo de transformação a que vocês seriam submetidos. Era preciso ter a certeza dos seus sonhos questionados para que pudessem reconstruir na realidade aquilo que vocês apenas tinham no imaginário.
Por fim, diante de tudo isso, o que seria o curso de medicina para cada um de vocês? E vocês hoje, podem afirmar que estes 6 anos jamais poderão ser entendidos como apenas dias ou anos, pois eles traduzem a vivência de um processo de transformação, por vezes leve, por vezes doloroso, tal como o de uma lagarta que quer virar borboleta. Assim são vocês... tais como as borboletas, seres transformados.
Diversos, diferentes, mas em comum o mesmo momento do alçar vôo em busca do seu próprio destino. Partiram do casulo em busca de suas próprias luzes...
E que assim, como as borboletas, o trabalho de vocês seja silencioso e discreto, pois o que deve aparecer é a presença do fruto perfeito: o bem-estar do paciente.
Quero aqui parabenizá-los pela brilhante vitória alcançada, desejando muito sucesso na nova caminhada e que Deus ilumine vocês.
Um grande abraço,
Ozailton Melo
João Fhilipe é filho de João Maria de Oliveira Lima (João Maria Bilu) e Magali Melo de Oliveira.
Juliana Pereira é filha do Ex-Prefeito de Senador Eloi de Souza, Adilson de Oliveira Pereira (Adilson Bilu) e Angelique Barbosa Pereira.

quinta-feira, 29 de julho de 2010

PREFEITO KLAUSS RÊGO REÚNE LIDERANÇAS PARA RECEPCIONAR CANDIDATOS

Senador Garibaldi Filho, Senadora Rosalba Ciarlini, Prefeito Klauss e Senador José Agripino (Foto: Canindé Santos)
O Prefeito de Extremoz, Klauss Rêgo (PMDB), reuniu na noite desta quarta-feira, 28/07/2010), lideranças do Município no Centro de Eventos Marista para anunciar seu apoio a Rosalba Ciarlini (DEM), para o Governo do Estado, aos Senadores Garibaldi Filho (PMDB) e José Agripino (DEM), para reeleição ao Senado, Deputada Estadual Márcia Maia (PSB) e Deputado Federal Henrique Alves (PMDB), para reeleição a Deputada Estadual e Federal, respectivamente.
O encontro registrou a presença dos Vereadores Valdemir Cordeiro, Gilson Sales, Joaz Oliveira e Lúcia Ramalho, além de Padres e Pastores evangélicos da cidade, confirmando o apoio aos candidatos do Prefeito Klauss Rêgo.
Em seu discurso Rosalba Ciarlini agradeceu o carinho do povo de Extremoz, comprovado na sua eleição para o Senado. “Conheço bem Extremoz, sei quais são suas necessidades e garanto fazer mais e melhor por esse Município”, prometeu a candidata ao Governo do Estado. Ela também garantiu os equipamentos para estruturação do Hospitala e Maternidade Presidente Café Filho, que está sendo reformado.
Agradecimentos
Os Senadores Garibaldi Alves e José Agripino também agradeceram à população pela calorosa receptividade. Garibaldi enfocou em seu discurso os investimentos para a área da pesca e agricultura do Município. “Fico muito feliz em poder contar com o apoio do Prefeito Klauss e do povo de Extremoz, que escolheu uma pessoa séria para governar esse Município”, disse o Senador.
Os Deputados Márcia Maia e Henrique Eduardo também agradeceram pelo apoio do Prefeito e relembraram as conquistas trazidas para a população de Extremoz. A Deputada Estadual Márcia Maia se lembrou dos programas e obras trazidas para Extremoz desde o início da gestão de Klauss. “Trouxemos através de parceria com Klauss O Projovem, o Cidadão sem Fome, o Jovem Empreendedor, o recapeamento asfáltico da RN160, a reforma do hospital de Extremoz e a construção da maternidade”, listou a Deputada.
Para o Prefeito de Extremoz, a escolha por apoio a esse grupo político se deve ao esforço desses candidatos de estarem sempre olhando para o Município de Extremoz. “O meu apoio e do povo que aqui está é porque esses políticos têm feito muito por essa cidade. E é isso o que queremos, políticos comprometidos, que tragam obras e melhorias para o nosso Município”, anunciou Klauss.

AGENDA DE CAMPANHA DO SENADOR GARIBALDI FILHO (DIAS 29 E 30/07/2010)

AGENDA: DEPUTADO FÁBIO FARIA VAI À FEIRINHA DE SANT’ANA NESTA QUINTA-FEIRA

Nesta quinta-feira (29/07/2010), a agenda do Deputado Federal Fábio Faria passa por uma das mais tradicionais festas do Rio Grande do Norte. O candidato à reeleição pelo PMN/RN visita a Feirinha de Sant’Ana, em Caicó, evento que faz parte dos festejos à padroeira do Município. A 262ª Festa de Sant’Ana teve início no último dia 22 de julho e segue até o próximo domingo, 1º de agosto, com missas, novenas e atrações culturais.
Ainda nesta quinta-feira, a partir das 20h, em Santa Cruz, Fábio Faria se reúne com lideranças. Amanhã, ele toma café na sede do Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC), e logo depois faz uma caminhada no bairro do Alecrim, em Natal, juntamente com a Senadora/candidata Rosalba Ciarlini, Robinson Faria, os Senadores Garibaldi Alves e José Agripino e demais candidatos da coligação “Força da União”.
Para o período da tarde e início da noite, estão previstas visitas de Fábio Faria a Itajá, Ipanguaçu, Carnaúbas e Assu.

quarta-feira, 28 de julho de 2010

JOÃO MAIA RECEBE ADESÃO DE TOMBA E É APRESENTADO AO POVO DE SANTA CRUZ

O candidato a Deputado Estadual e Ex-Prefeito Luiz Antonio de Farias (Tomba) (PSB) e o atual Prefeito Péricles Rocha (PSB), reuniram ontem, no Trairi Clube da cidade de Santa Cruz, mais de mil eleitores...
Na ocasião, foram apresentados à mais nova dobradinha da atual campanha: Tomba (PSB) e o Deputado Federal João Maia (PR).
Também estavam presentes no clube, o Vice-Prefeito Joca Ferreira, filho do Governador-candidato Iberê Ferreira de Souza, e mais 7 dos 9 Vereadores do Município: o Presidente da Câmara Josemar Bezerra, Edmilson Silva, Odete Dantas, Terezinha Cavalcanti, Josenaide Palhares, Tarcísio Reinaldo e Fábio Dias...
O grupo que compõe o PR de Santa Cruz, liderado por Arilson Araújo, também prestigiou a apresentação da dobradinha.
Muito emocionado com a demonstração de apoio do povo da terra de Santa Rita de Cássia, o Deputado João Maia reconheceu a importância desses novos apoios, somados aos já existentes na cidade, terão em sua eleição e reforçou o compromisso de trabalhar mais ainda por Santa Cruz. O Deputado João Maia já disponibilizou através de ememdas, mais de R$ 1 milhão para obras de pavimentação de ruas do Bairro do Alegre, dentre outras parcerias administrativas.
"Receber os apoios de Tomba, do Prefeito Péricles, do Vice-Prefeito Joca, de sete Vereadores e muitas lideranças de Santa Cruz da forma séria, sincera e entusiasmada faz-me voltar para Natal, feliz e com disposição redobrada. Santa Cruz está feliz com a candidatura de Iberê, filho da terra, conhecedor dos problemas do Estado, e em especial, dos Municípios onde vive o povo mais carente. Redobramos nosso compromisso de lutar pela vitória de Iberê que para todos se aproxima de forma cada vez mais irreversível", resumiu o Deputado.
Deputado João e Tomba - dobradinha em Santa Cruz (Foto: Divulgação)
O Deputado João Maia, Presidente do PR faz discurso no Trairí Clube em Santa Cruz (Foto Divulgação) Deputado João Maia comemora apoio com Tomba, candidato a Deputado Estadual, Prefeito Péricles, Vice-Prefeito Joca e Vereadores (Foto: Divulgação)

terça-feira, 27 de julho de 2010

DEPUTADO WALTER ALVES PROMETE REALIZAR AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA DEBATER A "SECA VERDE" COM A FAERN

Nesta terça-feira (27/07/2010), o Deputado estadual Walter Alves visitou o Presidente do Sistema Faern/Senar, José Álvares Vieira e os funcionários da instituição. Na ocasião, o Presidente pediu o apoio do Deputado para debater na Assembléia Legislativa a questão da seca verde e outros temas que tocam o produtor rural no Rio Grande do Norte. Deputado Walter Alves em visita a José Vieira, Presidente do Sistema FAERN/SENAR
No encontro, Walter Alves explicou que assim que acabar o recesso da Assembléia Legislativa, levará os temas para o plenário da Assembléia. “Quando voltar do recesso, esse será o primeiro assunto que debaterei com os colegas, e vocês da Federação da Agricultura também serão convidados para analisarmos essas questões em uma audiência sobre a seca verde”, prometeu Alves.
José Vieira agradeceu a parceria e informou ao Deputado sobre os projetos desenvolvidos na instituição em 2009 e neste ano de 2010, como o seminário sobre segurança rural e os vários cursos promovidos nas cidades do interior, e também sobre o recente seminário “O que esperamos do próximo governo do RN”, promovido na última quinta-feira (22/07/2010), em Natal.
“Walter, todos nós aqui da Faern agradecemos a sua visita e o seu compromisso com o setor rural. Também quero aproveitar a sua vinda para falar do sucesso que foi nosso seminário com as propostas dos produtores rurais para os candidatos ao governo e também sobre os nossos outros projetos, todos voltados para o setor rural”, explicou Vieira.
Selo Boi da Terra
Walter Alves explicou na sua conversa com os colaboradores da Faern/Senar sobre o seu projeto aprovado pelo governo do estado, o selo Boi da Terra, que garante que o gado bovino nascido, criado e abatido em terras potiguares receba o selo que atesta a qualidade e a origem da carne. A iniciativa veio para incentivar a pecuária de corte no estado, que perdeu espaço nos últimos tempos para a produção de outros estados.
Vídeo institucional
Ao fim da visita, o Deputado Walter Alves, juntamente com o Presidente e todos os funcionários da Faern assistiu a um vídeo institucional sobre os trabalhos desenvolvidos pela Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). “Esses são apenas alguns dos projetos da CNA, ainda existem outros em criação e que logo estarão no campo brasileiro”, finalizou José Vieira.

DEPUTADO GILSON MOURA TAMBÉM ESTÁ COM GARIBALDI FILHO

O Deputado Estadual Gilson Moura (PV) é mais um parlamentar que apóia a reeleição de Garibaldi Filho (PMDB) ao Senado. A reafirmação do apoio foi feita ontem (26/07/2010) pouco antes do Senador ir a Santana do Matos acompanhar a procissão de Santana, padroeira daquele Município.Deputado Gilson Moura está apoiando o Senador Garibaldi Filho
Gilson Moura explicou que neste momento não há como pensar em questões menores, mas que é preciso ver o que é melhor para o Estado. “Tem um entendimento político na cidade de Parnamirim e no Estado do Rio Grande do Norte; e a gente não pode olhar só para as questões pessoais, mas para todo o Rio Grande do Norte. E o senador Garibaldi tem esse papel estratégico no cenário nacional que com certeza irá favorecer o nosso Estado”, disse.
E complementou: “E a gente fez essa opção e entende que nesse momento a nossa recomendação é o voto no Senador Garibaldi Filho para o Senado, assim como o Senador José Agripino”.
O Deputado e candidato à reeleição acredita que a folha de serviços prestados de Garibaldi Filho não deixa dúvidas quanto a quem melhor representa o Estado no Senado. Ele também afirmou a importância de respeitar a coligação firmada entre PMDB, PV e PR nessas eleições.
“Garibaldi Filho tem uma folha de serviços prestados que favorece toda população. Além disso, há uma coligação que deve ser respeitada entre o meu partido e o PMDB. O nosso entendimento é honrar essa coligação, fortalecer a questão política e acima de tudo pedir aos amigos e eleitores que nos acompanhem nessa posição política que tomamos a partir de agora”, declarou o Deputado Gilson Moura.

AGENDA: FÁBIO FARIA CAMINHA JUNTO A ROSALBA E ROBINSON EM NATAL

Na tarde desta terça-feira (27/07/2010) o Deputado Federal Fábio Faria participa de uma caminhada no bairro São José, em Natal, a partir das 17h, juntamente com a candidata ao governo do Estado pela coligação “Força da União”, Senadora Rosalba Ciarlini, seu Vice, Deputado Robinson Faria, e os Senadores Garibaldi Alves e José Agripino.
Na noite de ontem (26/07/2010), Fábio Faria participou dos festejos de 47 anos de emancipação política do Município de Poço Branco, onde foi acompanhado pelo Ex-Prefeito Roberto Lucas e pelo Deputado Estadual Ricardo Motta, candidato à reeleição pelo PMN.
Durante a caminhada pelo pátio da festa, no Centro da cidade, Fábio foi abordado por policiais militares que elogiaram a atuação do parlamentar potiguar em defesa da aprovação da PEC 300, que define um piso salarial para policiais de todo o Brasil. Como líder do PMN na Câmara, Fábio Faria defendeu a prioridade de votação da matéria no plenário da Casa.Deputado Fabio Faria, com o Ex-Prefeito Roberto Lucas da cidade de Poço Branco
Deputado Fábio Faria, cumprimentando as pessoas em Poço Branco
Deputado Fábio Faria, ouvindo os poloiciais militares em Poço Branco

FAERN REALIZA SEMINÁRIO “O QUE ESPERAMOS DO PRÓXIMO GOVERNO DO RN”

Foram debatidas as expectativas sobre as políticas públicas para o agronegócio. José Álvares Vieira, Presidente da FAERN e Zeca Melo, Superintendente do SEBRAE/RN, marcando presença no seminário.
A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Rio Grande do Norte (FAERN) realizou, em Natal, o seminário “O QUE ESPERAMOS DO PRÓXIMO GOVERNO DO RN”. O evento, aconteceu na última quinta-feira (22/07/2010), reuniu mais de 40 entidades do setor agropecuário do Estado. Na pauta de discussões estavam às expectativas em relação às políticas públicas que deverão ser implementadas pelo próximo governo para atender os anseios dos produtores rurais norteriograndenses.
O seminário, idealizado pelo Sistema FAERN/SENAR, teve um dia inteiro de debates no Hotel Praia Mar, na Capital do Estado. Foram apresentadas e discutidas as dificuldades e alternativas enfrentadas pelos produtores rurais do Estado, em conteúdo que subsidiou a elaboração de um documento inédito que será entregue aos candidatos ao governo do Rio Grande do Norte.
A primeira parte do seminário contou com uma discussão ampla. Em seguida, os representantes de entidades de classe e de Sindicatos Rurais reuniram-se em salas reservadas para debater os temas específicos identificados na primeira etapa do encontro. Foram discutidos assuntos como meio ambiente, o sistema de escoamento dos produtos agrícolas e o novo código florestal brasileiro.
Um dos principais temas discutidos no seminário foi à insegurança na zona rural, problema que atingiu níveis extremos nos últimos anos, conforme avaliação dos produtores. “Eu tenho medo de dormir em minha propriedade. O pior é saber que não estou sozinho nesse receio. O produtor rural está com medo e sem apoios dos governantes”, disse o Presidente do Sistema FAERN/SENAR, José Álvares Vieira.
Plenária sobre os temas
Depois das rodadas de discussões em salas setorizadas, os líderes dos grupos específicos se dirigiram ao salão principal e voltaram a realizar uma reunião conjunta, consolidando as propostas para os temas de relevância para a agropecuária do Rio Grande do Norte. “Essas questões servirão de base para o futuro governante. Ele terá que ler esse documento para conhecer a real situação do campo. Um dos pontos mais esperados é a isenção do ICMS [Imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual, intermunicipal e de comunicação] para a produção agropecuária. Isso fará nossa economia crescer”, lembrou o produtor rural Humberto Concentino, que representou o grupo que discutiu Política Agrícola.
A educação na zona rural e a segurança alimentar foram outros temas discutidos durante o encontro. “As nossas escolas rurais, salvo raríssimas exceções, estão em frangalhos. Outros estados, alguns até aqui do Nordeste, estão com uma situação melhor que a nossa. Estamos aqui contribuindo, propondo novas idéias sobre o tema”, ressaltou Gil Dutra Furtado, representante do grupo que discutiu a educação no campo.
A questão da segurança alimentar foi tema discutido no grupo liderado pelo representante do Ministério da Agricultura no Rio Grande do Norte, Evádio Pereira. “O futuro governo deve incentivar e ajudar o produtor para que ele e sua propriedade tenham qualidade com o que planta ou produz. O mercado externo espera e cobra máxima qualidade”, reforçou Evádio Pereira.
Palavra final
“A participação de todos nas mesas de discussões e o empenho em analisar todos esses temas é muito importante. Somente assim daremos nossa contribuição para a democracia no campo. O sucesso do seminário é de todos. Agora vamos levar nossas propostas para os candidatos para que eles conheçam projetos reais e possíveis de serem aplicados no estado”, finalizou José Vieira.

VISITANDO O COMPLEXO-RELIGIOSO ALTO DE SANTA RITA DE CÁSSIA

Neste domingo (25/07/2010) estivemos visitando o Complexo Turístico-Religioso Alto de Santa Rita de Cássia, localizado no Monte Carmelo, em Santa Cruz, no Rio Grande do Norte, que foi inaugurado no dia 27 de junho próximo passado.
O complexo foi construído através de parceria, entre a Prefeitura Municipal de Santa Cruz, Paróquia de Santa Rita, Governo do Estado e Governo Federal, através do Ministério do Turismo e Caixa Econômica.
A estátua de Santa Rita de Cássia bate o Cristo Redentor no Rio, é maior que a estátua da liberdade em Nova York e supera também o monumento do Padre Cícero em Juazeiro do Norte-CE. O Alto de Santa Rita de Cássia, já reconhecido pela igreja católica, como santuário, tem como atrativo principal, uma estátua de Santa Rita, com altura total de 56 metros. O projeto foi idealizado pelo então Prefeito de Santa Cruz, Luiz Antonio Lourenço de Farias (Tomba) e pelo Ex-Pároco, Padre Aerton Sales, que passou seis anos, na Paróquia de Santa Rita de Cássia.
O Complexo Turístico Religioso Alto de Santa Rita de Cássia ocupa uma área total de 4.400 metros quadrados e é composto pela gigantesca estátua de Santa Rita de Cássia (padroeira da cidade), com 42 metros de altura, possui, além da imagem da padroeira de Santa Cruz, capela, sala de promessas, praça do romeiro, auditório, restaurante, espaço comercial e mirante, loja de artigos religiosos, estacionamento e praça de eventos. A altura total do monumento, principal atrativo do complexo, é de 56 metros, sendo 42 da imagem, 6 metros de base e 8 metros do resplendor.
Santa Rita de Cássia é conhecida como a Santa das causas impossíveis. Segundo a crença dos católicos, para ela nada é impossível e, por sua bondade, nada é negado. Em poucos meses, a Santa italiana está transformando a cidade de Santa Cruz, no interior do Rio Grande do Norte, em centro de peregrinação no Nordeste.
Confira algumas fotos da nossa visita a estátua de Santa Rita:
Reginaldo Soares, Nilton Abdias e Ozailton Melo Ozailton Melo e Nilton Abdias
Nilton Abdias, Ozailton, Raimundinha, Rosa e Laide
Placa com palavras do então Prefeito Luiz Antonio Lourenço de Farias (Tomba) de Santa Cruz

segunda-feira, 26 de julho de 2010

RAIMUNDO FERNANDES É O DEPUTADO DE CID ARRUDA, EX-PREFEITO DE NOVA CRUZ

O Deputado Estadual Raimundo Fernandes, circulou pela região agreste neste final de semana, onde participou da carreata de Rosalba Ciarlini e Robinson Faria. O Deputado Raimundo Fernandes, acompanhado do Deputado e candidato a Vice-Governador Robinson Faria, foi a cidade de Nova Cruz, onde recebeu o apoio do Ex-Prefeito Cid Arruda e do seu grupo político, em noite de grande festa que reuniu os amigos e correligionários de Cid Arruda.
Cid Arruda, ao lado do Ex-Prefeito de Lagoa D´anta, Germano Targino, que também foi candidato a Prefeito em Nova Cruz nas eleições passadas, apresentaram Raimundo Fernandes como o candidato a Deputado Estadual deles.
Ex-Prefeito Cid Arruda e o Deputado Estadual Raimundo Fernandes
Ex-Deputado Targino Pereira, Deputado Robinson Faria, Germano Targino, Deputado Raimundo Fernandes e Cid Arruda
Deputado Raimundo Fernandes, falando ao povo de Nova Cruz

GUSTAVO CARVALHO CAMINHA NA FEIRA LIVRE DE SÃO PAULO DO POTENGI

Acompanhado por políticos e lideranças de São Paulo do Potengi, o Deputado Estadual e candidato a reeleição, Gustavo Carvalho (PSB), esteve na manhã deste domingo (25/07/2010), na feira da cidade.
Deputado Gustavo Carvalho caminhando na feira livre de São Paulo do Potengi
O Deputado caminhou pela feira ao lado de Presidente da Câmara Municipal, Vereador Francisco Lima, da Vereadora Maria Nericivan e do Engenheiro e Líder Político daquela cidade, Eugênio Pacelli, entre outras lideranças. Gustavo Carvalho falou com os feirantes e comerciantes locais, que demonstraram simpatia pela eleição do candidato a Deputado Estadual.
Depois de caminhar na feira, o Deputado ainda permaneceu no local para tomar café com os amigos da cidade da região Potengi.

DIVULGADOS OS NÚMEROS DA PESQUISA START

Rosalba lidera, Iberê subiu, Carlos Eduardo caiu.
Resultado oficial de pesquisa eleitoral, veja os números da pesquisa do Jornal Correio da Tarde/FIERN feita pelo Instituto Start, a primeira neste início da campanha eleitoral nas ruas:
Governo do Estado
Rosalba Ciarlini (DEM) – 44%
Iberê Ferreira (PSB) – 24%
Carlos Eduardo (PDT) – 12%
Sandro Pimentel (PSOL) – 0,7%
Bartô – 0,2%
Roberto Ronconi – 0,1%
Simone Dutra (PSTU) - 0,1%
Leto - 0,1%
Governo do Estado
Rejeição dos candidatos:
Rosalba Ciarlini - 14,1%
Iberê Ferreira de Souza - 14%
Carlos Eduardo Alves - 12,4%
Senado Federal
Estimulada: quando o entrevistador apresenta ao entrevistado os nomes dos candidatos e ele escolhe:
Garibaldi Filho (PMDB) – 43%
José Agripino (DEM) – 41,7%
Wilma de Faria (PSB) – 41%
Hugo Manso (PT) – 2,9%
Senado Federal
Espontânea: quando o pesquisador apenas pergunta ao entrevistado em quem ele vai votar:
Wilma de Faria (PSB) – 26,4%
José Agripino (DEM) – 26,4%
Garibaldi Filho (PMDB) – 26,2%
Hugo Manso (PT) – 5,6%
Senado Federal
Rejeição dos candidatos:
Wilma de Faria (PSB) - 18,1%
José Agripino (DEM) - 10,4%
Garibaldi Filho (PMDB) - 6,4%
Hugo Manso (PT) - 5,6%

quinta-feira, 22 de julho de 2010

DEPUTADO FÁBIO FARIA VISITOU SANTANA DO MATOS NESTA QUINTA-FEIRA À NOITE

Desde o último dia 16, a população da cidade de Santana do Matos, que fica 160 quilômetros distante de Natal, está em festa e prossegue até o próximo dia 26, o Município festeja a Nossa Senhora de Santana, Padroeira da cidade. A Festa de Sant’Ana já é tradição e atrai centenas de turistas e fieis da região neste mês de julho.
Na noite desta quinta-feira (22/07/2010), a Padroeira é celebrada na Câmara Municipal, e o Deputado Fábio Faria é convidado dos Vereadores Erinaldo Xavier da Costa, Edilson Lopes da Silva e Washington Luiz Júnior, e dos suplentes Evaldo de Carvalho Silva (Danda) e Isabel Magna da Cunha, todos apoiadores da candidatura a reeleição do Deputado Federal do PMN-RN. Fábio também será recebido pela ex-candidata à prefeitura da cidade, Lardjane de Araujo Macedo.
Confira algumas fotos do Deputado Fábio Faria cumprimentando o povo em Santana do Matos:

quarta-feira, 21 de julho de 2010

ELEITORES COMENTAM A FRIEZA E TIMIDEZ DESTA CAMPANHA ELEITORAL

Campanha Eleitoral de 2010
Frieza e timidez, devagar, quase parando, são comentários que se vê entre as rodadas de eleitores que estão atribuindo à campanha eleitoral deste ano como um todo. Até bem pouco tempo o assunto era a Copa do Mundo. Depois da Copa, a campanha iniciou em clima de frieza e timidez, com temperatura muito baixa, e, ao que se ver, parece que a campanha deste ano será nesse tom mesmo.
Como se não bastasse às normas da Legislação Eleitoral que proíbem uma série de coisas que eram praticadas em campanhas passadas. O tempo curto está sendo um ponto que vem determinando aos candidatos não perder tempo e investir onde realmente se faz necessário.
Um grande diferencial vem sendo as apostas dos candidatos nas redes sociais. Twitter, orkut, blog, dentre outros, vem sendo utilizados por muitos candidatos. Estão até esquecendo o corpo a corpo, ou então pensam que isso não dá mais voto?
Mas, acreditamos que ainda aparecerão muitos adesivos, fotografias, carreatas e algumas concentrações. O melhor de tudo isso seria o candidato apresentar suas propostas ao eleitorado, prestando contas do que fez e o que pretende fazer em benefício da sociedade, visando, assim a conquista do voto.

terça-feira, 20 de julho de 2010

LIDERANÇAS DO TRAIRI DECLARAM APOIO A CARLOS EDUARDO

Deu no blog de Robson Pires
O Partido dos Trabalhadores (PT) não está fechado totalmente em torno da candidatura à reeleição do governador Iberê Ferreira de Souza (PSB). Nesta segunda-feira (19/07/2010), o candidato a Governador Carlos Eduardo Alves (PDT) passou pela manhã por Tangará, onde visitou a feira livre local. Carlos Eduardo deixou o Município com importantes apoios políticos. Dirigentes do Partido dos Trabalhadores(PT) de diversas cidades da região Trairí e representantes de entidades da sociedade civil confirmaram apoio ao candidato Carlos Eduardo, da coligação “Coragem Pra Mudar”.
Vereadores, lideranças e representantes do PT em 10 municípios do Trairi recepcionaram Carlos Eduardo em Tangará com um café-da-manhã, para marcar a adesão à candidatura a sua candidatura.
Carlos Eduardo agradeceu às lideranças pela opção pelo seu nome. E garantiu que, uma vez eleito governador, fará de tudo para corresponder a esta confiança. Sobretudo atendendo às reivindicações da população do Trairi.
Carlos Eduardo em Tangará nesta segunda-feira (19/07/2010) - (Foto: Divulgação)Carlos Eduardo, cumprimentaqndo o povo na feira de Tangará (Foto: Divulgação)
Confira as lideranças que fecharam apoio a Carlos Eduardo na Região Trairi:
Tangará
: Candidato a Prefeito em 2008, Maurício “Tibão”; Presidente do Diretório Municipal do PT, Nino; Rosinha, representante da Associação dos Moradores do Município; Manoel Serafim, Presidente da Associação dos Agricultores do Gama e Diretor do Sindsaúde no Trairi (representando 21 municípios); Gilson Filho, Coordenador do Núcleo Municipal do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte/RN); Carlos Bento, Presidente da Colônia de Pescadores do Trairi; e Dedé Confessor, liderança política local.
Serra Caiada: Wanderlei, Presidente do Diretório Municipal do PT e Val, Tesoureiro Municipal do PT.
Senador Elói de Souza: Gilvan, Dirigente Municipal do PT e Gilson Ferreira Lins (Gilson de Leó) Vereador.
Boa Saúde: Naldo, Presidente Municipal do PT.
Passa e Fica: Orlando, Presidente Municipal do PT.
Santa Cruz: Márcio, Suplente de Vereador; Chico de Biu, Tesoureiro Municipal do PT e João Carlos, Vice-Presidente Municipal do PT.
Jaçanã: Jean, tesoureiro municipal do PT.
Coronel Ezequiel: Beto, Presidente Municipal do PT e Soró, Vereador pelo PT.
São Bento do Trairi: Vereadores Ivonir e Gambira.
São José de Campestre: Fábio Júnior, Dirigente Municipal do PT.

sexta-feira, 16 de julho de 2010

AGENDA: FÁBIO FARIA PARTICIPA DO LANÇAMENTO DA CAMPANHA DE FRANCISCO JOSÉ

O Deputado Federal Fábio Faria, candidato à reeleição pelo PMN-RN, cumpre agenda política neste final de semana nos Municípios de Mossoró, Currais Novos, Serra Negra do Norte e Florânia.
Em Mossoró, participa do lançamento da campanha do Ex-Deputado Estadual Francisco José (PMN), que pretende retornar à Assembléia Legislativa. O evento deve começar por volta das 19h e, depois, Fábio Faria prestigia o encontro de estudantes da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, na sede da UERN.
No sábado, Fábio Faria acompanha a programação da chapa majoritária e caminhará pela cidade oestana com Rosalba Ciarlini e Robinson Faria, com partida na Feira da Cobal. Depois, seguirá para Currais Novos, onde acontece a Feirinha de Santana, padroeira do Município Seridoense.
Na tarde de sábado, o Deputado Fábio Faria ainda vai à vaquejada de Serra Negra do Norte e encerra a programação do dia em Florânia.

FORAM EPOSSADOS ONTEM OS NOVOS SENADORES DO RIO GRANDE DO NORTE

Quem assistiu ontem (15/07/2010), à sessão do Senado Federal, pela TV Senado, assistiu os atos de posse dos Suplentes José Bezerra Junior (DEM) e João Faustino (PSDB), conforme estava previsto. Os novos Senadores José Bezerra Junior e João Faustino
Eles foram empossados durante sessão presidida pelo senador José Sarney.
José Bezerra Junior assumiu a vaga de José Agripino (DEM) e João Faustino a vaga de Garibaldi Alves Filho (PMDB). Eles ocuparão o cargo até novembro.
Garibaldi Filho e José Agripino pediram licença para cuidar da campanha eleitoral.
Só falta agora a Senadora Rosalba Ciarlini (DEM) pedir licença. O que deverá acontecer em agosto.

quinta-feira, 15 de julho de 2010

FÁBIO FARIA SE REÚNE COM LIDERANÇAS COMUNITÁRIAS DE NOVA NATAL

ENCONTRO:
O Deputado Federal Fábio Faria, candidato à reeleição pelo PMN/RN, se reuniu na noite dessa quarta-feira (14/07/2010) com lideranças comunitárias no bairro de Nova Natal. A reunião foi organizada pelo Vereador Chagas Catarino (PP), que exerce forte liderança em diversos bairros da Zona Norte da Capital. Cerca de 200 pessoas participaram do encontro na Associação dos Amigos de Nova Natal, onde o atual Presidente Marcelo Juvino apresentou Fábio Faria como o candidato do grupo à Câmara Federal.
"Posso dizer aos meus amigos daqui de Nova Natal e de tantos bairros onde acompanho o trabalho comunitário que Fábio Faria é um Deputado de importante atuação, com ações de grande relevância para todos nós, como a Frente Parlamentar de Combate ao Crack, e ainda tem muito o que fazer pelo nosso Estado", completou o Vereador Chagas Catarino, que será empossado nesta quinta-feira (15/07/2010) Secretário de Esportes de Natal.
Para Fábio Faria, o apoio de Chagas e de outras lideranças que se incorporam ao seu projeto de reeleição, lhe dá oportunidade de se aproximar ainda mais dos moradores da Zona Norte e de toda a cidade de Natal. "Não tenho dúvidas que estou muito bem acompanhado, e fico mais feliz ainda porque poderei fazer muito mais pelo desenvolvimento do esporte de Natal, com Chagas Catarino à frente da Secretaria de Esportes", afirmou o Deputado.
Fotos: Dinarte Mariz

terça-feira, 13 de julho de 2010

TOUREIRO É ATINGIDO EM FESTIVAL NA ESPANHA

El Juli foi ferido nos testículos e operado no local, em Pamplona.
Incidente ocorreu durante tourada no festival de São Firmino.
O toureiro espanhol Julián López, o 'El Juli', considerado um dos melhores da atualidade, ficou ferido nesta segunda-feira (12/07/2010) durante uma tourada em Pamplona.
El Juli foi atingido nos testículos e operado ali mesmo.
Ainda não havia detalhes sobre a gravidade dos ferimentos.
A tourada ocorria dentro da programação do popular Festival de São Firmino, que reúne milhares de turistas estrangeiros todo ano na cidade para festas, touradas e corridas de touros em plena rua.
Do G1, com agências internacionais
El Juli é atingido nesta segunda-feira (12) - (Foto: AP)
El Juli é atingido por touro nesta segunda-feira (12) em arena em Pamplona - (Foto: AP)

CANDIDATOS AO GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE E AO SENADO, LANÇAM BLOGS NA INTERNET

Já estão no ar os blogs dos candidatos ao governo do estado, da Senadora Rosalba Ciarlini da coligação “A Força da União” e Governador Iberê Ferreira da coligação “Vitória do Povo”, candidato a reeleição, e da Ex-Governadora Vilma de Faria candidata ao Senado.
Nos Blogs da Senadora Rosalba Ciarlini candidata da coligação “A força da União”, liderada pela Senadora Rosalba Ciarlini, Senador José Agripino e Senador Garibaldi Filho, do Governador Iberê Ferreira e da Ex-Governadora Vilma de Faria, candidatos da coligação “Vitória do Povo”, liderada pelo Governador Iberê Ferreira, Vilma de Faria e Hugo Manso, serão disponibilizadas as informações da campanha de cada coligação, onde os internautas e eleitores podem acompanhar o dia a dia dos candidatos, além de notícias, fotos, vídeos, agenda, e links para todas as redes sociais dos candidatos.
Veja abaixo os endereços eletrônicos dos candidatos:
(www.rosalbagovernadora.com.br)

ELEIÇÕES 2010: BLOG DO OZAILTON DISPONIBILIZA ESPAÇO PARA TODOS OS CANDIDATOS

O nosso Blog vem comunicar que está disponibilizando a todos os candidatos espaço para divulgar suas agendas durante eleições estaduais de 2010. Para tanto é só enviar as informações para o nosso endereço eletrônico abaixo:
e-mail: ozailtonmelo@hotmail.com

UM APOSTADOR DO ESTADO DO CEARÁ LEVOU SOZINHO O PRÊMIO DE R$ 21 MILHÕES DA MEGA-SENA

Prêmio para o próximo sorteio, na quarta-feira, será de R$ 2 milhões
Saiu para um apostador do Município de Mombaça, no Estado do Ceará. Ele acertou sozinho as seis dezenas da Mega-Sena do sorteio realizado neste sábado (10/07/2010), pelo concurso 1.195 e levará uma bolado de R$ 20.642.817,77.
Os números sorteados foram: 17 – 20 – 26 – 27 – 55 – 57
Segundo informações da Caixa Econômica Federal, 63 apostadores acertaram a Quina e cada um vai receber R$ 30.696,54. Já outros 4.448 apostadores acertaram a Quadra e cada um receberá R$ 621,10.

CARLOS EDUARDO, IBERÊ FERREIRA E ROSALBA CIARLINI FALAM AS RAZÕES PELAS QUAIS QUEREM GOVERNAR O RIO GRANDE DO NORTE

Os três principais candidatos ao governo do Estado do Rio Grande do Norte disseram quais os motivos porque querem assumir o principal cargo político e administrativo do Estado.
A poucos dias da largada da campanha eleitoral, o Jornal “TRIBUNA DO NORTE” deu voz aos candidatos das coligações “Coragem para Mudar”, CARLOS EDUARDO ALVES (PDT); “Vitória do Povo”, IBERÊ FERREIRA DE SOUZA (PSB); e “A Força da União”, ROSALBA CIARLINI (DEM).
Os três candidatos tiveram até 3 minutos para destacar as propostas, prioridades e para se apresentar ao eleitor como uma opção na campanha que se inicia e que se estenderá até o próximo dia 3 de outubro, data do primeiro turno da eleição.
Veja o que disseram cada um dos candidatos à Tribuna do Norte:
Carlos Eduardo
“Eu posso dar uma grande contribuição ao desenvolvimento do nosso Estado. Durante a minha vida pública, fui deputado estadual e no exercício dessa função fui líder de governo, líder de oposição, e sempre com um compromisso só: a promoção do bem comum. Ex-Prefeito de Natal Carlos Eduardo - candidato ao governo pelo (PDT) - (Foto: Divulgação)
No exercício do mandato de deputado estadual, nós apresentamos projetos que até hoje estão beneficiando o nosso Estado, como por exemplo o primeiro apoio à ciência e tecnologia, que foi um projeto de nossa autoria.
Como deputado, cuidamos também do dinheiro do contribuinte, ou seja, combatemos privilégios, regalias, com carros oficiais, aposentadorias precoces, e dessa forma eu creio que, no exercício dessa função, demos uma contribuição ao nosso Estado.
Depois tive uma experiência como secretário do Trabalho, Justiça e Cidadania e, à frente desta Secretaria, nós levamos a efeito projetos que estão, hoje, dando uma grande contribuição à promoção da cidadania potiguar.
Eu quero destacar aqui da Central do Cidadão. Fizemos a primeira reforma do sistema penitenciário depois de mais de 40 anos no nosso Estado. Depois, chegamos à Prefeitura de Natal e, no exercício dessa função, nós realmente conseguimos realizar muito em favor da nossa cidade.
Eu quero dizer a vocês que nós atualizamos a nossa legislação urbanística e ambiental, garantindo assim o crescimento sustentável de Natal, fizemos obras necessárias à cidade como a maternidade da Zona Norte, fizemos a Natal do Futuro, que foi a urbanização do conjunto Nossa Senhora da Apresentação.
A Natal do Futuro contemplou também o bairro de Capim Macio, um problema que se arrastava há mais de 20 anos em Natal e foi resolvido. Fizemos o Parque da Cidade, um projeto belíssimo do doutor Oscar Niemeyer. É com essa experiência, com essa vivência e também esses serviços prestados que nós nos colocamos para governar o Rio Grande do Norte e temos coragem, independência e capacidade para que possamos dar a nossa contribuição para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte, fazendo com que esse Estado seja melhor de se viver.”
Iberê Ferreira
“Eu quero ser o governador do Rio Grande do Norte para vencer desafios e para promover um futuro digno que já começou no governo do presidente Lula e da ex-governadora Wilma de Faria. Governador Iberê Ferreira - candidato ao governo pelo (PSB) - (Foto: Divulgação)
Eu quero ser governador do Rio Grande do Norte para promover o desenvolvimento do nosso estado, para transformar as riquezas naturais em oportunidades de emprego e de renda, para o nosso povo e para a nossa gente. Eu quero ser governador do estado para promover o bem estar e o desenvolvimento em todas as nossas regiões.
Eu tenho certeza de que não seria submetido a uma tamanha prova de resistência e de fé se não fosse para ficar mais próximo do meu povo e para governar em uma hora histórica que vivemos no nosso país e no nosso Estado.
Eu quero ser governador do Estado porque tenho convicção de que governar é fazer o bem e o meu desejo é governar e fazer o bem para o meu povo e para a minha gente.
Eu sou candidato porque quero construir, com o povo do Rio Grande do Norte, um Estado forte e democrático, capaz de continuar no caminho dos avanços social e econômico. Para promover o legítimo direito à cidadania, além de garantir mais saúde, educação e segurança.
Venho para continuar uma revolução pelo voto que nosso povo foi capaz de promover com os governos do Presidente Lula e, no Rio Grande do Norte, do PSB. Quero dar minha contribuição para fazer do desenvolvimento o crescimento de todos e não um privilégio de poucos.
Eu sou candidato a governador porque precisamos manter o Rio Grande do Norte nas mãos do povo, e, ao seu lado, construir um futuro digno e justo para os todos norte-rio-grandenses de todas as regiões. Com a proteção de Deus e a confiança do povo"
Rosalba Ciarlini
“Eu vou trabalhar muito, promovendo transformações, fazendo acontecer. Eu quero fazer com que a geração de emprego e renda aconteça de forma sustentável em todas as regiões. Eu quero fazer acontecer a saúde, a educação, a segurança. Com mais recursos. Senadora Rosalba Ciarlini - Candidata ao governo pelo (DEM) - (Foto: Divulgação)
Na saúde, por exemplo, cuidando da parte preventiva com saneamento básico. Não é possível Natal ser a capital do Brasil que tem menos saneamento básico. Isso não pode continuar. É saúde, é qualidade de vida, é sustentabilidade para o turismo. Nós queremos, sim, cuidar da saúde, melhorando os hospitais regionais, fazendo a saúde em movimento.
Queremos fazer com que a educação aconteça. Não podemos ver escolas fechando. A nossa evasão escolar no segundo grau é em torno de 20% e ser semi-lanterninha. Só ganhamos para o Piauí em questão de qualidade de ensino. Vamos ter metas firmes e determinadas para melhorar a qualidade de ensino e fazer uma educação inclusiva no segundo grau, fazendo com que o ensino técnico esteja presente em todas as escolas estaduais, para criar oportunidade para os nossos jovens.
Eu quero ser governadora e vou trabalhar muito para melhorar a segurança, em todos os aspectos, desde a parte preventiva como também a parte necessária de vigilância, apreensão e cuidados para que o cidadão tenha esse direito preservado.
Fazer com que possamos ter muitas ações de infraestrutura, que são importantes para o desenvolvimento. Fazer acontecer as ZPE’s, da qual eu sou inclusive autora de uma da região do Vale do Açu.
Fazer com que nós possamos ter a valorização da cultura, que é importante, promove e dá sustentabilidade ao turismo e faz parte de um processo de transformação social.
Sem esquecer de outras questões importantíssimas de moradias, estradas, enfim, ações que serão feitas todas de forma participativa, quando o cidadão e cada cidade vão dizer o que deseja que Rosalba governadora possa fazer para o seu Estado.
Sem esquecer o esporte, que é importante também como processo educacional de transformação. E nós temos a Copa que precisamos dar todo o apoio e incentivo para que ela possa vir a acontecer. Vamos juntos fazer o nosso Estado ser referência para o Nordeste e para o país.”

segunda-feira, 12 de julho de 2010

LÍDER DO MST PREVÊ ONDA DE INVASÕES DE TERRA EM EVENTUAL GOVERNO DILMA

O mais influente dirigente do Movimento dos Sem-Terra (MST), João Pedro Stédile, previu que Brasil viverá um aumento das ocupações de terra se Dilma Rousseff (PT) vencer as eleições e um crescimento da violência no campo caso José Serra (PSDB) seja o escolhido.
Ele explica que a intensificação de atos num eventual governo do PT ocorre justamente pelas afinidades históricas entre os dois grupos. "Um operário, diante de um patrão reacionário, não se mobiliza. Com Dilma, nossa base social perceberá que vale a pena se mobilizar, que poderemos avançar, fazendo mais ocupações e mais greves", disse Stédile, em entrevista à Agência Reuters.
"Se o Serra ganhar, será a hegemonia total do agronegócio. Será o pior dos mundos. Haverá mais repressão e, por isso, maior tensão no campo. A vitória dele é a derrota dos movimentos sociais", acrescentou.
Por essa razão, a opção "majoritária" do movimento é apoiar a a petista - mesmo que, nos últimos anos, justamente num governo considerado amigo, o MST tenha se enfraquecido e chegado à conclusão de que "o agronegócio venceu".
"Lula não fez reforma agrária, mas uma política de assentamento. Metade dos números do governo é propaganda", afirma Stédile. Segundo dados oficiais, quase 1 milhão de famílias foram instaladas nos últimos sete anos em terras cedidas pela União, ou compradas do setor privado pelo valor de mercado.
Apesar de algumas decepções, Stédile descarta apoiar um candidato de extrema esquerda. "Não temos alternativa", disse. "É como se você percebesse que seu time pode cair para a segunda divisão e faz o que for possível para vencer o campeonato."
O MST vive um período difícil e se queixa de ter sido alvo de criminalização pela imprensa e por "forças de direita" nos dois mandatos do PT. Stédile raramente dá entrevistas. "A imprensa, que antes nos tratava como coitadinhos e até nos elogiava, passou a nos dar um pau nestes oito anos, passou a ser arma da direita para nos estigmatizar", argumentou.
O movimento endossou a candidatura de Lula em 2002 apostando numa administração à esquerda. Frustrou-se com a continuidade do modelo macroeconômico implantado por Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Voltou a dar um apoio tímido em 2006, momento mais difícil para o PT com a crise do mensalão. Após aquela vitória de Lula, as relações ficaram estremecidas.
Nesse período, a organização enfrentou três CPIs no Congresso e perdeu diversos repasses de convênios federais. PSDB e DEM acusam o governo de patrocinar ocupações de terra com dinheiro público. "Não somos puxa-saco nem pau-mandado de ninguém", enfatizou Stédile.
Pragmatismo. O apoio informal a Dilma - que assegurou que não vai tolerar "atividades ilegais" do movimento -, e não a presidenciáveis ideologicamente mais próximos ao MST, como Plínio de Arruda Sampaio (PSOL), vem de uma avaliação pragmática de que esses nomes não foram capazes de aglutinar forças populares.
*O Estado de S. Paulo em 10/07/2010

TÍTULO INÉDITO E SOFRIDO: ESPANHA VENCE HOLANDA NA PRORROGAÇÃO

Iniesta marca o único gol da partida e põe a Fúria no seleto clube dos campeões mundiais, agora com oito integrantes
Um título que nunca havia sido conquistado jamais viria facilmente. Ainda mais para uma seleção que sempre teve a fama de fracassar na hora H. Amarelona? Não. Sua cor é vermelha. E o título finalmente veio. Para a torcida da Espanha, pareceu que nunca viria. Noventa minutos que viraram 120. Ou melhor, 115, quando Iniesta estufou a rede e tirou da garganta um grito entalado há uma eternidade. Uma conquista com direito a 0 a 0 no tempo normal, 1 a 0 sobre a Holanda na prorrogação, desabafos, choro... A primeira Copa do Mundo na África viu nascer o oitavo campeão da história. A partir deste domingo, a Espanha pode colocar uma estrela no peito e exibir para o planeta que amarela é a cor da taça na mão dos seus jogadores.
A história dessa nova campeã mundial não começou no Soccer City. No início tinha outro técnico, Luis Aragonés, e quase os mesmos jogadores. O time vencedor da Eurocopa de 2008 transformou a Espanha na seleção a ser batida. O treinador mudou, entrou Vicente del Bosque, e voltou a decepção: fracasso na Copa das Confederações, derrota na estreia do Mundial contra a Suíça. Mas o time que melhor toca a bola no planeta deu a volta por cima. E termina 2010 no topo.
Para a Holanda, que já chegara à final em 1974 e 1978, fica a decepção de acumular seu terceiro vice-campeonato em Copas do Mundo. E, desta vez, após vencer todos os jogos das eliminatórias e da trajetória na África do Sul. O goleiro e capitão Casillas ergue a taça ao lado de seus companheiros (Foto: Reuters)
As duas equipes começaram o jogo com as formações que venceram na semifinal. Assim, Fernando Torres continuou no banco da Espanha, e Pedro foi titular no ataque. E o artilheiro David Villa ficou preso entre os zagueiros, com pouca mobilidade. A Laranja contou com sua força máxima, do 1 a 11, com as estrelas Sneijder e Robben presentes.
A Fúria conseguiu ter mais posse de bola, do jeito que gosta, durante os primeiros 90 minutos: 57%. Mas não conseguiu marcar nos 12 chutes que teve, enquanto a Laranja tentou nove. Pela primeira vez desde 1994, quando o Brasil bateu a Itália nos pênaltis, a final terminou com 0 a 0 e foi para a prorrogação. Com o Soccer City lotado pela segunda vez no Mundial (84.490 torcedores, mesmo público da partida de abertura), Espanha e Holanda fizeram a final com o maior número de cartões amarelos da história: 13. Ainda teve um vermelho para Heitinga, na prorrogação.
Cinco cartões amarelos e poucas chances
Quem esperava o futebol arte se decepcionou nos primeiros 45 minutos. Sabe aquela Espanha que toca bem a bola e a Holanda fatal nos contra-ataques? Não entraram em campo. As duas seleções deram vez a uma faceta mais violenta, que ainda não haviam mostrado na Copa: foram cinco cartões amarelos, sendo que pelo menos um merecia a expulsão - De Jong deu uma voadora no peito de Xabi Alonso. De Jong dá uma voadora em Xabi Alonso: lance valeu apenas o cartão amarelo (Foto: Reuters)
A Fúria chegou à partida com 81% de aproveitamento em passes certos. Mas no primeiro tempo teve 75%, errando toques bobos. A Laranja foi bem pior: 55% de acerto. A primeira boa jogada foi espanhola. Sempre perigoso nas cobranças de falta, Xavi cobrou uma na cabeça de Sergio Ramos, que, da marca do pênalti, obrigou Stekelenburg a fazer grande defesa, aos quatro minutos. Aos sete, a Holanda deu o primeiro chute a gol com Kuyt, de fora da área, nas mãos de Casillas.
Pela direita, a Fúria conseguia bons ataques e quase marcou um golaço aos dez: Iniesta achou Sergio Ramos, que entrou na área, pedalou para cima de Kuyt e bateu cruzado, mas Heitinga tirou perto da linha. Um minuto depois, em novo cruzamento da direita, David Villa pegou de primeira de canhota e acertou a rede por fora, fazendo alguns torcedores até comemorarem.
Aos 34 minutos, um lance inusitado quase resultou em gol para a Holanda. Após o jogo parar para atendimento médico, Heitinga resolveu devolver a bola para Espanha e chutou, do seu campo, em direção a Casillas. A bola quicou na frente do goleiro, que teve que se esticar para tocar nela e colocar para escanteio (veja no vídeo ao lado).
O time de Bert van Marwijk passou a gostar mais do jogo e a procurar o ataque na segunda metade do primeiro tempo. De pé em pé, a bola chegou a Mathijsen na área, aos 36, mas o zagueiro furou feio e desperdiçou boa oportunidade. Aos 45, mais uma boa troca de passes e Robben, do bico direito da área, arriscou e acertou o cantinho esquerdo de Casillas, que conseguiu salvar.
Oportunidades claras não tiram o zero do placar
As equipes voltaram para o segundo tempo sem substituições. Com dois minutos, a Espanha tentou sua famosa jogada de escanteio, que faz sucesso no Barcelona e valeu até a vitória na semifinal sobre a Alemanha: Xavi cruzou, Puyol subiu e encostou de leve na bola, mas Capdevila furou na pequena área.
A Laranja apostou nos contra-ataques e chegou duas vezes perto de Casillas. Mas Xavi chegou ainda mais perto do gol: em cobrança de falta aos nove, a bola passou rente ao travessão. Aos 15, Vicente del Bosque fez a primeira substituição da partida, mexendo no ataque: tirou Pedro e pôs Navas. Mas quem entrou de verdade no jogo foi Sneijder. Até então sumido, o camisa 10 criou a melhor chance até então: aos 18, o craque acertou um lançamento perfeito para Robben entre dois zagueiros espanhóis. O atacante do Bayern de Munique invadiu a área, cara a cara com Casillas, e chutou, mas a bola bateu no pé do goleiro e foi para escanteio. Sozinho, Robben perde chance de ouro, ao chutar para defesa de Casillas com o pé (Foto: Reuters)
Aos 24, foi a vez de a Espanha desperdiçar a sua melhor oportunidade na final: Navas cruzou da direita rasteiro, Heitinga cortou mal, e a bola ficou com Villa, na pequena área, mas o chute bateu na zaga e foi para escanteio, por cima. Aos poucos, a Espanha voltou a controlar o jogo. E a velha estratégia de apelar para o cruzamento de Xavi voltou a ser utilizada: aos 31, ele bateu cruzamento na cabeça de Sergio Ramos, que, livre e de cara para Stekelenburg, concluiu para fora. Um lance parecido ao gol de Puyol contra a Alemanha na semifinal.
Robben igualou o placar de oportunidades claras perdidas ao ficar novamente sozinho diante de Casillas, aos 38 minutos, depois de ganhar de Puyol na corrida. O goleiro saiu bem e evitou o drible, e o holandês reclamou de forma acintosa de falta do zagueiro, recebendo o nono cartão amarelo do jogo. Com os ataques em um mau dia, os 90 minutos terminaram com 0 a 0.
Iniesta marca e vira o herói
A prorrogação começou com o mesmo panorama da segunda etapa, com gols sendo desperdiçados. Fabregas, que substituíra Xabi Alonso, recebeu ótimo passe de Iniesta e chutou para defesa salvadora de Stekelenburg com o pé. No lance seguinte, foi a vez da Holanda: Casillas saiu mal do gol em cobrança de escanteio, e Mathijsen não aproveitou, cabeceando para fora.
A Espanha chegava com mais frequência e mais perigo. Iniesta tentou um drible em vez de um chute e perdeu boa chance. Jesus Navas preferiu o caminho oposto e concluiu mesmo com Van Bronckhorst à sua frente. A bola bateu nele e na rede pelo lado de fora, arrancando um sorriso do goleiro Stekelenburg. Iniesta comemora o gol da vitória, mostrando camisa em homenagem a Dani Jarque (Foto: EFE)
Os treinadores fizeram suas últimas substituições na tentativas de tirar o zero do placar. Bert van Marwijk pôs Van der Vaart e Braafheid nos lugares de De Jong e Van Bronckhorst, e Vicente del Bosque trocou o artilheiro Villa por Torres. O holandês ganhou um motivo para se preocupar quando o zagueiro Heitinga recebeu o cartão vermelho após falta em Iniesta.
O gol, que teimava em não sair, veio aos dez minutos do segundo tempo da prorrogação. Começou com jogada valente de Jesus Navas, que correu em direção ao ataque, teve sequência com troca de passes, até Fabregas dar a assistência para Iniesta chutar cruzado. Na comemoração, exibiu camisa em homenagem a Dani Jarque, capitão do Espanyol que morreu no ano passado, aos 26 anos. Casillas já chorava em campo mesmo antes do apito final, consciente de que fazia parte da história do futebol espanhol. Puyol consola Sneijder após a derrota holandesa na decisão no Soccer City (Foto: Reuters)

EM JOGO DE DUAS VIRADAS, ALEMANHA BATE URUGUAI E FICA EM TERCEIRO LUGAR

Na vitória por 3 a 2, Muslera falha duas vezes, Forlán acerta a trave no último minuto, e Klose vê do banco a manutenção do recorde de Ronaldo Fenômeno
Fonte: globo.com

Com a chuva fina molhando a grama em Porto Elizabeth e um currículo já repleto de conquistas, a Alemanha bem que podia ter entrado em campo neste sábado disposta apenas a cumprir tabela antes do voo de volta para casa. Não foi bem assim. Do outro lado do campo, havia um Uruguai faminto pela vitória, e o que se viu na disputa do terceiro lugar foi um jogo de cinco gols e duas viradas. Com 3 a 2 no placar e um travessão salvador aos 48 minutos do segundo tempo, os alemães são os donos do bronze na Copa do Mundo da África do Sul.
O resultado no estádio Nelson Mandela Bay estica a fama do polvo Paul, que segue com aproveitamento de 100% nos palpites. Para a final deste domingo, às 15h30m, o molusco apostou na Espanha para bater a Holanda e se tornar a oitava campeã na história dos Mundiais.

O titulo não veio, mas os alemães festejaram muito o terceiro lugar neste sábado (Foto: Agência AFP)
O meia Müller, que voltou de suspensão e acabou sendo eleito o melhor da partida, abriu o placar para os alemães. Cavani e Forlán viraram para o Uruguai, Jansen empatou de novo, e coube ao volante Khedira fazer o gol da vitória. O goleiro uruguaio Muslera, herói nas quartas de final contra Gana, falhou duas vezes. Forlán teve a chance de empatar o jogo no último lance e forçar o tempo extra, mas cobrou uma falta no travessão e, logo em seguida, ouviu o apito final do juiz. A partida terminou, e Klose, de agasalho, não saiu do banco. Sentindo dores nas costas, o atacante não entrou e manteve seus 14 gols em Copas, um a menos que o recorde de Ronaldo Fenômeno.

Klose: sentindo dor nas costas, ele não entrou em campo e ficou sem o recorde (Foto: Getty Imagens)
O jogo

Noite de sábado caindo, aquela chuvinha antes do jogo, disputa de terceiro lugar... apesar do cenário favorável para um jogo de compadres, a pinta de amistoso foi por terra logo aos cinco minutos, quando o alemão Aogo apresentou as travas da sua chuteira à canela de Perez. Cartão amarelo para abrir os trabalhos.
No lance seguinte, mais um, para o brasileiro Cacau, que desviou com a mão uma falta cobrada por Forlán. Apesar dos cartões, a Alemanha também sabe jogar bola. E ensaiou seu gol aos nove. Özil bateu escanteio, e Friedrich cabeceou no travessão de Muslera, que ainda salvou a Celeste na sobra, ao defender a conclusão de Müller.

O meia Muller pega o rebote de Muslera e empurra a bola para a rede do Uruguai (Foto: AFP)
O meia e o goleiro, aliás, escreveriam mais um capítulo juntos dez minutos depois. Antes disso, no entanto, abram alas para uma bomba de Schweinsteiger. Aos 19, o camisa 7 se viu sozinho no meio de campo e – por que não? – soltou o foguete de pé direito. Botou a Jabulani para voar a 117km/h e, aí sim, houve o tal reencontro: Muslera bateu roupa, e Müller, sozinho, pegou o rebote para abrir o placar. Enquanto os zagueiros levantavam os braços para pedir um impedimento que não existiu, a Alemanha festejava o 1 a 0.
Aí foi a vez de o Uruguai começar a construção do seu gol. Aos 24, Forlán pegou uma sobra na área de cabeça, mas Mertesacker esticou a perna para tirar. Na cobrança do escanteio, Cavani desviou, e Friedrich tirou na pequena área.

Cavani (7) comemora seu primeiro gol na Copa, após passe preciso de Suárez (em pé) - (Foto: AFP)
Aos 28, não era mais preciso ensaiar. Pérez, o carrapato que durante toda a Copa torrou a paciência dos adversários, deu um bote em Schweinsteiger, que estava distraído no meio de campo. Roubou-lhe a bola e, quase caindo, encontrou Suárez para puxar o contra-ataque. Opa, Suárez? Então abre parêntese.
(O camisa 9, que voltava de suspensão, foi vaiado do início ao fim do jogo, a cada vez que tocava na bola. Os sul-africanos não gostaram muito da defesa salvadora do atacante contra Gana. Para os donos das vuvuzelas, futebol deve ser jogado com os pés.)
Ok, fecha parêntese, porque foi justamente com o pé direito neste contra-ataque que ele rolou a bola açucarada para Cavani. Na saída de Butt, bastou um toque para balançar a rede: 1 a 1.
Com tudo igual em Porto Elizabeth, a chuva cuidou de esfriar o jogo. Só aos 41 o Uruguai teve outra chance, com Suárez sozinho na área chutando para fora. Estava de bom tamanho.

Diego forlán acerta o voleio e faz um belo gol para colocar o Uruguai na frente (Foto: Getty Imagens)
No início da segunda etapa, voltou a fome de gols. E a virada sul-americana veio com estilo. Aos cinco, Arévalo Rios tabelou com Suárez pela direita e cruzou para Forlán, que emplacou um lindo voleio no canto de Butt. Golaço.
A festa celeste só durou seis minutos, porque aos 11 Muslera entregou de novo. O goleiro saiu catando borboleta no cruzamento de Boateng, e Jansen cabeceou para o gol vazio. Tudo igual outra vez, 2 a 2.

Muslera se estica, mas não alcança a Jabulani após cabeçada de Khedira (Foto: Getty Imagens)
Klose continuava no banco, e de fato estava sem condições de jogo, porque o técnico Joachim Löw foi lançando outros jogadores em campo. Primeiro foi Kiessling, que substitui Cacau. Depois, Kroos entrou no lugar de Jansen. Por fim, Tasci na vaga de Özil. Mas quem decidiu foi o volantão Khedira. Ele estava na hora certa e no lugar certo aos 37 minutos. Após o bate-rebate na área, cabeceou para o fundo da rede, sem chances para Muslera, e fez o gol da vitória alemã.
Kiessling podia ter ampliado para 4 a 2, mas perdeu uma chance incrível, sozinho no meio da área, isolando a bola por cima do gol. Oscar Tabárez, então, tentou sua última cartada ao lançar Loco Abreu no lugar de Cavani. Não deu certo. Quem teve a chance de ouro - ou de bronze - para empatar no último minuto foi Forlán. O camisa 10 cobrou falta aos 48, mas a Jabulani explodiu no travessão e, com ela, foi-se a oportunidade de pendurar a medalha no peito.
Era a senha para o mexicano Benito Archundia levar o apito à boca e dar o jogo por encerrado. Apesar da campanha surpreendente, os uruguaios não esconderam a decepção. Alguns chegaram a se ajoelhar, frustrados. E viram passar, correndo, alemães eufóricos com o terceiro lugar.

O zagueiro Godin esconde o rosto após a partida: decepção uruguaia em Porto Elizabeth (Foto: Getty Imagens)