domingo, 8 de abril de 2012

O NOSSO VOTO TEM PODER

Em regime democrático, a maneira como o cidadão exerce o seu poder com o voto só ocorre previamente ou após os mandatos de seus votados, ou seja, a avaliação com conseqüências objetivas não se consegue durante o período exeqüente dos eleitos. Daí, a grande importância da boa escolha, do votar bem. 
Votar bem é fundamental para resolver os nossos problemas do dia a dia. É usar com consciência e responsabilidade esse direito básico de qualquer cidadão. Mas não votar em qualquer um. 
Você vai levar seu filho a um posto de saúde e não encontra médicos. Vai marcar uma consulta ou exame e descobre que será atendido no ano que vem. Também não há vaga no colégio. O passeio na rua à noite é um risco que lhe obriga, através do medo, a permanecer em casa. Recorre à Justiça para reclamar um direito e não enxerga no horizonte o prazo em que obterá a decisão. Os buracos da estrada pela qual você é obrigado a passar com freqüência continuam lá, há anos, danificando seu carro e pondo em risco a sua vida. 
Seria interminável a lista de omissões e maus serviços públicos prestados aos cidadãos. Inconformado com essa situação, você faz as contas do quanto paga de impostos e constata, revoltado, que o salário de cinco dos 12 meses de duro trabalho no ano vai para o caixa dos governos. E o que recebe como “recompensa”, além de maus serviços públicos, são notícias nada positivas dando conta de casos cabeludos de corrupção, de desvio de verbas, de desperdício, de obras inúteis, empreguismo, nepotismo... E vê também que as pessoas em que você votou nas eleições passadas, dando-lhes o poder de representá-lo e de agir em seu nome, o iludiram com promessas vãs e somem com o recurso público, além de mostrarem total despreparo em gestão governamental. 
Por isso tudo, com muita convicção, você decreta: “Não gosto de política nem dos políticos”. E passa a se desinteressar por qualquer tema que possa lembrá-lo de política e de políticos. O que você não pensa, porém, é que todas as justas queixas e reclamações que você coleciona contra os serviços públicos que usa no seu cotidiano dependem exatamente da política e dos políticos. E que, portanto, uma das coisas que você pode fazer é arregaçar as mangas e participar ativamente da vida política, o que inclui votar. Mas não votar em qualquer um como sempre se fez, e sim nos melhores. 
Encontra-se na filosofia de Aristóteles o fundamento mais antigo sobre a política. Por meio dela é que passamos a compreender o conceito de política – a ciência que tem por objeto a construção da felicidade humana, individual e coletiva. Diz ele: “Vemos que toda cidade é uma espécie de comunidade, e toda comunidade se forma com vistas a algum bem, pois todas as ações de todos os homens são praticadas com vistas ao que lhes parece um bem”, para concluir que é por intermédio da atividade política que tal anseio pode ser concretizado. 
Elevada a este grau de nobreza, a política é, pois, algo de que não podemos nos apartar. Pelo contrário, é algo com que devemos contribuir para que ela se realize com qualidade. 
Foi pensando nisto que este blog, juntamente com o auxílio de pensadores experientes da nossa Terra, como o nosso irmão Baia, lança, a partir de hoje, alertas visando a contribuir para que o eleitor possa fazer a melhor escolha nas eleições que se avizinham. E a melhor escolha, consciente e responsável, só se faz por meio do conhecimento e da informação. São esses os instrumentos pelos quais se torna possível distinguir o joio do trigo; o político sério e comprometido com o interesse público daquele que busca se eleger apenas para proveito próprio ou de grupos assanhados com as benesses que o erário possa oferecer. 
Estaremos integrados no esforço comum de fornecer informações úteis para que o eleitor tome a melhor decisão na hora do voto. Vamos mostrar o quanto a política influencia a vida de cada um de nós no dia a dia. Vamos ajudar no esclarecimento sobre o papel das instituições democráticas e republicanas; o que fazem e como funcionam o Executivo, o Legislativo, o Judiciário, o Ministério Público e como tais instituições são afetadas – ou nos afetam – pela política e, conseqüentemente, pelo voto de cada cidadão.
Com o nosso Deus dirigindo nossos caminhos, vamos mudar o perfil político-administrativo-ideológico de nossa querida Senador Eloi de Souza, conscientes de que o nosso voto tem poder para isto.
Texto retirado da internet e adaptado.
Por Blog do Ozailton Melo

10 comentários:

  1. Professora/EMPROFEC8 de abril de 2012 às 11:59

    Como professora deste municipio e leitora assídua deste site, sinto-me no dever de opinar. Tudo que foi colocado é muito importante. Será que fica só no papel? Quem me garante que vai ser posto em prática? Não sou defensora do Prefeito atual mas vejo que ele cresceu mais com os defeitos dos outros do que com as suas virtudes, se é que ele tem. O povo daqui está cansado de discursos com demagogia. Não podemos nos enganar mais. É isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Professora, muito obrigado pelo seu comentário! Conforme se pode observar, quanto mais nos informarmos, melhores escolhas faremos. Para não nos enganarmos mais, precisamos conhecer mais, principalmente, os nossos direitos e nossa força como cidadãos. Assim, o que foi colocado será posto em prática, só depende de todos nós (eleitores) e claro com DEUS permitindo!
      O nosso abraço!
      Baia!

      Excluir
  2. Isso Baia! mostre ao povo o que é os direitos dele e faça a sua campanha (com ou sem bilú) e fale somente a verdade que você vai ser ouvido!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Amigo anônimo! Obrigado pelo incentivo!Dizer a verdade faz parte da minha formação familiar, religiosa, profissional e cristâ. Portanto, não há outra forma de falar senão dizendo a verdade.
      Um abraço!
      Baia

      Excluir
  3. Já estamos muito bem esclarecidos sobre o poder e a importância do nosso voto. O que queremos saber é sobre as opções que temos para votar. BAIA vai ser candidato mesmo? A Prefeito ou a Vice? Com quem ele vai se coligar? Quem vai apoiar ele? Se é só para fazer de conta, é melhor deixar para a próxima. Tem que formar um grupo para ganhar!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Amigo Anônimo!
      Você tem razão! Para ser vitorioso em uma eleição é necessário formar um grupo para genhar, ou seja, um grupo alinhado com o projeto político correspondente. Para se alinhar a um projeto político é preciso conhecê-lo. BAIA é pré-candidato a Prefeito, pelo PSD, com um projeto inovador que está sendo apresentado aos eleitores e suas famílias. As coligações e os apoios estão se formando e se consolidando, de forma legítima, para, nas convenções, serem legalizadas!
      Abraços!
      Ozailton!

      Excluir
  4. É isso aí. O povo está querendo mudança e quando o povo quer, nem dinheiro dá jeito!

    ResponderExcluir
  5. Buscando na internet pela palavra voto, encontrei este texto.

    Caro Baia,
    Como fazer para o nosso povo, particularmente o nordestino, entender que o seu voto é tão valioso quanto o do homem mais rico do Brasil?

    O que fazer para acabar de vez com a compra de voto?

    Por que os vereadores não combatem os desvios de verbas dos prefeitos?

    Por que, no Brasil, os vereadores recebem salários?

    Como tornar pública as contas do prefeitos?

    Palmares
    "Curió: Criar para Preservar!"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    2. Caro Palmares!
      Esse texto é informativo, por isto é livre.
      O Blog!
      Resposta às perguntas:
      1) Alguem já disse: "é fácil conduzir pessoas livres ao bem, basta mostrar-lhe o caminho". Assim, mostrar o caminho "se faz por meio do conhecimento e da informação"
      2) Quem vai acabar de vez com a compra do voto é o próprio eleitor consciente.
      3) A Câmara de vereadores, por lei, tem o dever de fiscalizar os atos administrativos do Prefeito. Aliado a isto, há instrumentos legais que legitimam qualquer cidadão a exigir, através de ações na Justiça ou representação ao Ministério Público, a prestação de contas dos recursos do públicos.
      4) A percepção salarial dos vereadores foi instituída por lei.
      5) Pelo princípio da Publicidade, as contas de qualquer agente da Adm devem ser abertas ao público.
      16 de abril de 2012 00:33

      Excluir